Prefeitura de Mata Roma realiza a 1ª Formação Continuada para as escolas quilombolas

quarta-feira, outubro 09, 2019
A Secretaria Municipal de Educação de Mata Roma realiza a 1ª Formação Continuada para as escolas quilombolas com o Tema : Práticas Pedagógicas e Aplicação da Lei 10.639/03: visibilidade e possibilidades. por intermédio dos profissionais Ana Queiroz Me. Letras –UFMA, Erica Aloma Pedagogia –UFMA e o professor Josué Viana Pedagogia –UFMA, com uma clientela de 100 profissionais lotados nas escolas Benedito Correia, Francisco Cardeal, José Ribeiro de Brito, Maria Cristina de Sousa, Rufina Albuquerque, Raimundo Conceição, Manoel Cardeal e Apolônio Gomes, escolas estas que ofertam esta modalidade de ensino em Mata Roma.

Formação voltada para a comunidade escolar quilombola, nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, , Educação Especial, , Educação de Jovens e Adultos), ancorou-se em concepções de valorização histórica e cultural das formas de produção da vida nas comunidades às quais essa educação se destina, tendo como um de seus princípios e finalidades, conforme explicitam as Diretrizes Curriculares Nacionais, para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica em seus artigos 7º e 35, a promoção do “reconhecimento da história e da cultura afro-brasileira como elementos estruturantes do processo civilizatório nacional, considerando as mudanças, as recriações e as ressignificações históricas e socioculturais que estruturam as concepções de vida dos afro-brasileiros na diáspora africana”. Desse modo, sua efetivação somente se realiza se consideradas as dimensões cultural material e imaterial, social, política e econômica, levando-se em conta os modos de vida que constituem essas comunidades, suas formas de fazer, criar, viver e conviver, os saberes por elas acumulados, bem como os processos de transmissão desses saberes de geração a geração, que lhes torna possível reconhecer-se quilombolas.

A formação foi desenvolvido seguindo um Plano de Curso com Carga horária: 20 horas , Período de realização: 02 e 03 de outubro de 2019 nos Turnos: Matutino e Vespertino: das 08h às 12h e das 14h às 17h em modalidade presencial, tendo sempre, ao final de cada módulo, uma atividade para que os professores desenvolvessem no intervalo entre um módulo e outro. Os resultados dessas atividades eram sempre apresentados oralmente abrindo espaços para socialização dos temas estabelecendo conexões com formadores e formandos.

De já agradecemos o empenho e dedicação dos formadores, a participação dos diretores, supervisores e professores, da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Mata Roma por proporcionar um evento que contribuirá diretamente para a formação dos nossos docentes como também para o fortalecimento e desenvolvimento da educação quilombola do nosso município.