Em audiência Pública câmara municipal de Chapadinha debate reforma da previdência

sábado, abril 27, 2019
A Câmara Legislativa de Chapadinha realizou nesta sexta-feira (26) Audiência Pública que tratou sobre a Reforma da Presivência. A proposta para realização da audiência foi um requerimento feito pelo vereador Luis Silva Abreu (Luis Barbeiro) por entender que o tema é muito importante e merece ser dicutido. Segundo o vereador, Luis Barbeiro, a reforma tira o direito do trabalhador. " A audiência serviu para elencar alguns  pontos na Reforma da Previdência que estão querendo impor aos brasileiros. Já iniciamos o debate, o Brasil todo estar mobilizado para resistir a reforma. As discussões estão acontecendo nas comunidades, nos sindicatos e nas igrejas e esperamos resultados positivos," enfatizou. 
O deputado federal, Bira do Pindaré, foi um dos expositores da audiência que explanou de forma obejtiva sua posição sobre a proposta de emenda constitucional que dispõe sobre algumas mudanças no sistema previdenciário. Para o deputado a reforma trata-se do fim dos direitos constitucional " Esta não é uma reforma, estamos diante de uma proposta que ja estar tramitando no plenário federal e que acaba com a previdência pública e solidária.". 
Além do deputado Bira, expuseram o assunto o professor da UFMA/Campus Chapadinha, James Ribeiro e o professor Jânio Ayres Coordenador do Fórum da Balaiada. 
A presidente da câmara, a vereadora Vera Lucia Melo Aguiar, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do debate " A audiência pública  foi necessária para termos conhecimento dos nossos direitos e  dos trabalhadores que se acham prejudicados.  Debatendo o tema saberemos como agir e reivindicar," disse.  
A audiência, que aconteceu no plenário da Câmara, contou com a presença dos vereadores, Tote, Licinha Cardoso, Netinho, Marcely Gomes, Marcelo Meneses, Júnior Carneiro, Nildinha Teles, Nonato Baleco e da presidente da casa vereadora Vera Lúcia Melo. Participaram também da audiência a presidente do STTR, Maria Leda, o presidente do SINDCHAP professor Alcides, o representante da ASA-MA Juvenal Neres, Camila da Pastoral da Juventude, Chico da Cohab da Carita e Fórum Social de Chapadinha, D.Júnior, ex vereador e membro do Fórum Social de Chapadinha,  além de outras representações locais e de movimentos sociais.
Durante o evento foi anunciado uma mobilização contra a Reforma da Previdência na cidade que acontecerá no dia 1º de maio, Da do Trabalhador, com concetração na Praça do Areal ás 15h, passando pelo centro da cidade e finalizando na Praça do Povo.