O Projeto de leitura “Eu e o Livro” do C. E. IN. Raimundo Araújo conclui sua 4ª edição com sucesso.

sábado, dezembro 15, 2018

O projeto de leitura “Eu e o livro” do C. E. IN. Raimundo Araújo, coordenado pela prof.ª Érika Maria em parceria com a Coordenadora Pedagógica Profª Maria Coelho, equipe de Gestores e Professores da instituição de ensino, traz em sua 4ª edição a diversidade literária atual, incentivando todos os estudantes da escola a exercer o protagonismo juvenil através da escrita de obras dos mais diversos gêneros.

O Projeto tem como principal objetivo resgatar o hábito da leitura, possibilitando aos estudantes ampliarem seus conhecimentos, visão crítica, desenvolvendo habilidades necessárias para o seu crescimento, pessoal, intelectual, autonomia e protagonismo estudantil/juvenil. Ampliação do vocabulário e da capacidade argumentativa através da socialização de ideias, interação em grupo e da prática de valores a partir do contato e leitura de obras dos diversos tipos de gêneros textuais.
O Projeto lançado em 2015, já tem em seu acervo 59 livros, tendo como autores os alunos do C. E IN. Raimundo Araújo. Neste ano foram 27 livros produzidos pelos alunos de todas as séries (do 1º ano de tempo integral a 3º ano regular, turnos matutino e vespertino).

Títulos lançados em 2018:
24 tons de poesia
A mente de Charlie
A poesia vive
Anônimos
Como a lua
Contos diversos
Dias de cão
Diversidade dos poemas
Frases e poemas de adolescentes
Jardim dos lírios
Mortícia
Nude-daltônica
O caso Katerine Taylor
O eclipse sombrio
Meu reflexo
Perfeitamente imperfeito
Poemas diversos
Poesia entre nós
Reviravolta de sentimentos
Salva-me
Sonhos, regra da vida
The poet – poeticamente bagunçado
Tudo por um amor
Um Poema muda o mundo
Uma semana para o amor
Uma série de poemas
Vem comigo

Os livros tratam de uma diversidade de temas através de poemas, contos e ficções de forma criativa e inusitada. “O projeto, além de resgatar o gosto pela leitura, incentiva a produção de obras de forma livre, assim o estudante cria aquilo que gosta de uma forma bem peculiar, tornando a produção mais atraente e enriquecedora.” afirma a Professora Érika Maria. Neste ano, o Projeto “Eu e o Livro” concorreu com mais 18 projetos na I Amostra Mais IDEB em São Luís, e conquistou o 1º lugar no Estado do Maranhão. Professora Maria Coelho ressalta que “Aconteceu uma parceria positiva entre todos os envolvidos no processo e a soma de esforços teve um resultado exitoso em relação a toda equipe, especialmente para os nossos alunos que desenvolveram habilidades que muito contribuem no exercício da cidadania e do protagonismo juvenil / estudantil.”