Maranhão irá fortalecer o regime de colaboração com os municípios em 2019

segunda-feira, dezembro 10, 2018

“O programa Escola Digna é hoje a concretização do regime de colaboração em nosso estado, porque a gestão do governador Flávio Dino priorizou uma política de respeito e apoio a todas as redes municipais de ensino”, destacou o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Maranhão (Undime), Antônio Magno Melo de Sousa, durante a abertura do VI Fórum Estadual Extraordinário da entidade nesta segunda-feira (10).

Presente na solenidade, o governador Flávio Dino destacou que o Maranhão está caminhando em regime de colaboração com os municípios por acreditar que é a esperança para a correção da desigualdade social. “Nós acreditamos que o capital cultural não pode ser para poucos, e a escola é o caminho para aproximar as pessoas. Precisamos trabalhar muito e juntos avançarmos, porque estamos no caminho certo que é promoção de vida melhor para as pessoas pela educação e vocês são partes disso”, enfatizou Flávio Dino.

Com o tema “Qualidade e Equidade: desafios para o fortalecimento da educação pública no Maranhão”, o Fórum reuniu, em um hotel da capital, dirigentes municipais de educação de todo o estado, representantes do Conselho Estadual e Municipais de Educação, entre outras autoridades. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, frisou que o governo do Estado, por intermédio da Seduc, conta hoje com a parceria de todos os órgãos e entidades que têm como foco a educação. “O Maranhão vive hoje um momento importante de harmonia entre os entes representativos da educação como o Conselho Estadual, Undime e a Uncme [União Nacional de Conselhos Municipais de Educação], para vencermos os desafios da educação no estado em todas as dimensões”, realçou.

O presidente da Undime Nacional, Alécio Costa Lima, reforçou que a entidade tem a missão de apoiar os dirigentes e a presença do governador no evento é simbólica porque o regime de colaboração se faz de maneira horizontal. “O Flávio Dino tem sido um exemplo de gestão pública para todo o Brasil. Parabéns pela sua gestão com foco na dignidade. Sua presença nesse evento inaugura essa história de respeito aos municípios, que ficará marcada como política educacional no Maranhão”, concluiu.