Professores de Chapadinha lançarão livro sobre política territorial no Baixo Parnaíba

quinta-feira, junho 30, 2016

O lançamento ocorre nesta sexta, dia 30 de junho no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), no Campus de Chapadinha.

Postado por Alexandre Cunha
Fonte: UFMA.
CHAPADINHA – No dia 30 de junho, os professores do Campus de Chapadinha da Universidade Federal do Maranhão, James Ribeiro de Azevedo e Maryzélia Furtado de Farias, em parceria com a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Jussara Silva Dantas, lançarão o livro “Análise sobre a política territorial no Baixo Parnaíba-MA”. O lançamento ocorrerá às 17h30, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), no Campus de Chapadinha.

O livro é resultado das ações de pesquisa e extensão do projeto Monitoramento e Avaliação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Território Rural do Baixo Parnaíba, que foi aprovado pelo CNPq/MDA, através do Edital MDA/SDT/CNPq – Gestão de Territórios Rurais Nº02/2009. Segundo o professor Azevedo, o projeto foi executado no período de 2010 a 2013, nos 16 municípios que compõem o território do Baixo Parnaíba, no Maranhão.

“O foco do livro é uma análise sobre alguns aspectos da política territorial no Baixo Parnaíba. Esta política do Governo Federal foi iniciada no ano de 2003 e atualmente está implantada em todo território nacional. É coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e na obra, abordamos o Pronaf/Infraestrutura, a capacidade de gestão do colegiado territorial e a qualidade de vida da população rural desse território”, explicou.