Sejap e Seduc realizam aula inaugural para detentos do CDP de Chapadinha

quinta-feira, outubro 29, 2015
Alexandre Cunha
O Governo do Maranhão tem intensificado a Educação nas prisões. Na manhã de ontem quarta-feira, 28, no auditório do Fórum de Chapadinha, ocorreu a aula inaugural da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a 16 presos do centro de detenção provisória de chapadinha (CDP).
A iniciativa é resultado de trabalho conjunto das Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) e Educação (Seduc).
Várias autoridades presentes, dentre elas, o Dr. Cristiano Simas, juiz de direito, Dr. Gustavo, promotor de justiça, Carlos Assis diretor do CDP, Dra Kelly, superintendente de atendimento e humanização penitenciária, Dra Néria Moura, supervisora de educação da SEJASP, Dr. André Mendonça, supervisor jurídico da SEJASP, professora Leodenes, representando a secretaria de estado da educação regional, Irmão Gomes, superintendente de articulação política da região, Dos Santos, articuladora política, Jôse, enfermeira, professoras dos internos, Maria das Dores, representante do eja chapadinha, professora Maria Coelho, Secretária Municipal de Educação, dentre e várias funcionários do centro de Detenção provisória de Chapadinha.

Todos, sem exceção, fizeram seus comentários e enalteceram a idéia dos detentos serem prestigiados com essa primeira aula inaugural do ensino fundamental que funcionará em dois turnos, pela manhã e a tarde. Os trabalhos são desenvolvidos pela Supervisão de Educação da Sejap, responsável por coordenar as práticas pedagógicas aplicadas naquela unidade de ensino. A supervisora de Educação, Néria Cristina Moura, contou que o processo educacional dentro das prisões perpassa por várias etapas, sendo uma delas a criação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) adequado ao ambiente carcerário.
Detento Paulo e enfermeiras durante uma apresentação musical ao público presente.   

“Quem desenvolve o Projeto Político Pedagógico são os técnicos da Secretaria de Educação, e ele é acompanhado pela direção da escola. O projeto é totalmente adequado à realidade carcerária, mas não deixa de seguir os padrões disciplinares, como, por exemplo, a oferta do conhecimento sobre matemática, português e até religião aos internos que se dispõem a apreender”, informou a supervisora da Sejap.
Dos 180 internos existentes em Chapadinha, apenas 16, ficaram entre os que estão em condições de mostrarem suas aptidões e continuarem seus estudos, estes 16, que como o Paulo que os representou, merecem a oportunidade de muito brevemente retornarem ao convívio social, dependendo puro e exclusivamente deles. 
Dr. Cristiano Simas, fez alguns comentários e dentre eles, elogiou o CDP de Chapadinha, que o mesmo é composto por pessoas idôneas e que merecem todo o respeito, uma vez que são dedicados e sérios em suas funções, que o seu diretor mantém o controle de tudo e que só tem a elogiar o desempenho de suas funções.

Veja mais fotos que capturamos durante o evento: