comercial

comercial

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Levi Pontes e Flávio Dino recebem agentes comunitários de saúde e reforçam compromisso

O candidato a governador da Coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino, participou de reunião nesta segunda-feira (29) com agentes comunitários de saúde de 18 regionais do Estado. Durante o encontro, Flávio ouviu as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e também reafirmou o compromisso com a categoria. Uma das 65 propostas de seu Programa de Governo é voltada especificamente para os agentes.
Flávio Dino, Levi Pontes, Simplício Araújo ACS e lideranças Politicas  

“Todos sabem do meu compromisso com a categoria desde quando parlamentar. Na nossa primeira versão do Programa de Governo, garantimos que caso o piso não fosse aprovado até 1º de janeiro de 2015, nós iríamos fazer com recurso estadual. Depois que foi aprovado, consta o compromisso, registrado no TRE, de fazer a contrapartida estadual”, afirmou Flávio Dino.
O candidato convidou ainda todos os presentes para participar do lançamento do “Pacto por um IDH Justo”, que reunirá movimentos sociais nesta quarta-feira (30), no Hotel Rio Poty, na Ponta D’Areia, em São Luís, às 18h.
Flávio reforçou a atuação dos agentes comunitários para melhorar o IDH do Maranhão, revertendo os índices de mortalidade infantil e ampliando a expectativa de vida da população. “Vamos melhorar o IDH com a dimensão de saúde preventiva. Tenho noção exata que para essas metas serem alcançadas é fundamental que estejamos juntos”, considerou.
Anos de atraso
 Raimundo Nonato Barbosa.(FEMAC)
O presidente da Federação Maranhense de Agentes Comunitários de Saúde (Femac), entidade que representa 17 mil profissionais, avaliou como positiva a reunião, pois a categoria já estava certa de firmar o compromisso de apoiar Flávio Dino. “Nós vivemos há muitos anos no atraso. O Maranhão precisa dessa mudança para que não só os ACS, mas também todas as famílias tenham melhor saúde. Essa esperança está em Flávio Dino”, declarou Raimundo Nonato Barbosa.
Frazão da força Sindical 
A mesma confiança foi reafirmada por Frazão Oliveira, presidente da Força Nacional no Maranhão. Ele reforçou que Flávio Dino tem sido muito bem recebido pelos movimentos sociais; e os movimentos sindicais também têm abraçado a candidatura dele. “A expectativa é que ele dê o tratamento aos trabalhadores que outros governos não deram. Ele é um democrata, um político com visão de futuro, conhece a problemática da classe dos trabalhadores e sabe como resolver com negociação e diálogo”, afirmou.
De Brejo, Marcelo Porto falou da impressão que teve da população da cidade. Citando que o local funciona como um medidor da “opinião pública”, disse que ficou contente com uma declaração que presenciou. “Ouvi de uma pessoa no mercado que o Flávio resgatou nossa vontade de sonhar. Esse é o sentimento dos maranhenses, o povo quer acreditar de novo”, disse.
Simplício,Weligton,Flávio Dino, Marcelo e Levi Pontes.  
Compromisso reforçado
O deputado federal Simplício Araújo (SD), candidato à reeleição, falou de seu empenho para aprovação da PEC que estabelece o piso salarial nacional para agentes de saúde e de endemias. Reforçando o compromisso, disse que ficou feliz com a confiança para continuar defendendo a categoria na Câmara Federal. “Além de a gente ter que lutar pelos direitos trabalhistas, garantindo o piso e depois a contrapartida e as condições de trabalho, é visível que os agentes são importantes para a melhoria dos índices de saúde”, disse.
Dr, Levi Pontes, candidato do Solidariedade 
O médico e candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Levi Pontes, destacou a importância da atividade dos agentes comunitários de saúde e a falta de apoio do governo do Estado. “O que nós queremos é assumir o compromisso com os agentes, pois falta aparelho de pressão, glicosímetro, não tem um material que os identifique, não tem transporte. É preciso garantir a eles equipamentos de trabalho”, elencou.
Levi frisou ainda que a política de saúde deve reforçar as ações preventivas, e não a hospitalização. “Quanto menos hospitais, é sinal que o agente cuidou do diabético para não descompensar, do hipertenso para não enfartar, do AVC”, relatou.
O encontro foi acompanhado pelo candidato a deputado estadual Wellington Reis (SD) e reuniu agentes comunitários de diversos municípios, entre eles, Coelho Neto, Brejo, Barra do Corda, Codó, Bacabal, Açailândia, Caxias, Anapurus, Milagres, São Benedito, Tutoia, Belágua e Chapadinha.

www.flaviodino65/ edição Alexandre Cunha