SUCESSO, 1ª FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS E CULTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MATA ROMA

sexta-feira, novembro 30, 2018
Ex-prefeita Carmem Neto e equipe da SEMED  
Blog do Alexandre Cunha

A prefeitura Municipal de Mata Roma através da Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (29), na Escola Mágylla Neto  a  1ª Feira Municipal de ciências e cultura das Escolas públicas do Município.

Com o tema geral: “Sustentabilidade: O uso das tecnologias na vida humana e na natureza”.

O evento envolveu todas as escolas da rede Municipal de Ensino e atraiu centenas de alunos, pais, vereadores e colaboradores da educação no município.

Uma realização: SEMED; coordenação pedagógica; supervisores escolares; professores; administrativos e alunos da rede municipal de ensino de Mata Roma.

A ex-prefeita Carmem Neto esteve presente no evento e destacou a importância que a prefeitura esta fazendo na educação do Município   
   
Objetivo
 Como qualquer atividade educacional que busca  resolver e/ou solucionar uma determinada situação-problema em prol do desenvolvimento tecnológico e científico de uma sociedade, a feira de ciências é uma ferramenta primordial para a educação por possibilitar ao estudante em primeiro contato com a criação, o desenvolvimento e a apresentação de um projeto de pesquisa e, por conseguinte, desenvolver diversas habilidades não trabalhadas em um ambiente normal de sala de aula. Esta oportunidade traz  uma aproximação dos estudantes com pesquisa logo no inicio de sua formação, desenvolvendo competências que possibilitam a estes serem cada vez mais criativos, empreendedores, idealizadores e inovadores. Sendo assim este, trabalho tem como objetivo trazer alguns apontamentos do papel das feiras de ciências como ferramenta educacional na formação de futuros pesquisadores.


O objetivo é a discussão do papel das feiras de ciências, suas potencialidades e dificuldades e também a importância destas enquanto ambiente de interação entre professores e estudantes e potencializadores de habilidades voltadas á pesquisa.   Para o alcance deste, foi uma das metas do plano de Ação da SEMED de Mata Roma para o ano de 2018. Esta Meta foi planejada buscando um olhar crítico ao desenvolvimento técnico, científico e educacional dos nossos alunos, professores e de toda rede.