O Brasil precisa conhecer a verdadeira revolução que acontece hoje no MA”, diz Rubens Pereira Jr sobre o governo Flávio Dino

quarta-feira, março 08, 2017
O deputado federal Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA) usou a palavra nesta terça-feira (7) durante sessão plenária na Câmara dos Deputados, para fazer um balanço e apresentar avanços obtidos pela administração Flávio Dino à frente do governo no Maranhão, gestão que o parlamentar classificou como uma “verdadeira revolução” no estado.

“O Brasil precisa conhecer a verdadeira revolução que acontece hoje no Maranhão liderada pelo governador Flávio Dino”, disse.

Rubens Júnior destacou que, apesar da forte crise fiscal que assola os estados brasileiros, com uma gestão proba, transparente e progressista, o governo Flávio Dino vem garantindo ações em todas as áreas e em todo o Maranhão.

“A recessão também maltrata o nosso estado. Mas apesar da crise, um governo honesto, íntegro, progressista e de esquerda consegue marcar verdadeiramente qual é o rumo de um estado, dentro daquilo que nós acreditamos”, ressaltou.

O parlamentar pontuou alguns dos investimentos do governo Flávio Dino nas áreas da educação, segurança, transparência, gestão orçamentária, administração portuária, comércio e infraestrutura, que estão ajudando a elevar os índices socioeconômicos do Maranhão.

Maior salário para professores do país
À Câmara dos Deputados, Rubens Júnior frisou que atualmente o Maranhão é o estado brasileiro que paga o maior salário para professores estaduais do país. O salário inicial do professor com jornada de trabalho de 40 horas semanais é de R$ 5.3 mil no estado.

“No Maranhão há um governo sério e comprometido, que de fato direciona os investimentos para a educação”, pontuou.

Educação em tempo integral e profissionalizante
Ele destacou ainda a criação de escolas em tempo integral no Maranhão, lembrando que até 2014 nenhuma escola nessa modelo foi criada, e que a projeção do governo do Maranhão é de que até o final de 2017, 18 escolas ofereçam educação em tempo integral no estado, método de ensino que Rubens Jr. considera como “o futuro da educação do nosso país”.

Outro dado relativo ao fortalecimento da educação no estado destacado pelo parlamentar, foi a criação dos Institutos de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema’s). Segundo Rubens Jr. até 2014 não havia nenhuma escola profissionalizante no Maranhão. Em dois anos, foram criadas cinco unidades do Iema, que oferecem ensino médio e educação profissional a alunos maranhenses de várias regiões do estado. De acordo com o deputado, até o final do mandato do governador Flávio Dino serão 23 unidades do Iema.

Segurança
Rubens Pereira Jr. também destacou o aumento nas forças de segurança no estado. O deputado lembrou que nos dois primeiros anos do governo Flávio Dino foram nomeados 2000 novos policiais, e que agora, em março de 2017, mais 1290 passaram por formação qualificada e já estão aptos a irem para as ruas.

“Nós tínhamos o maior déficit de policiais. Enquanto a ONU recomenda que haja um policial a cada 200 habitantes, no Maranhão era um policial para cada 600 habitantes” disse o parlamentar ao mencionar ainda o enorme número de viaturas já adquiridas pela atual gestão estadual.
Pagamento em dia dos servidores
Em sua fala, Rubens Jr. ressaltou ainda que, enquanto estados com economia mais robusta estão parcelando o pagamento dos servidores estaduais e até mesmo o 13º salário do funcionalismo público, “no Maranhão o pagamento é feito rigorosamente dentro do mês” e sem comprometer a ampliação de serviços públicos.

Malha viária
Outro ponto levantado pelo parlamentar é a preocupação do governo Flávio Dino com a melhoria da malha viária estadual. “Em dois anos o governador Flávio Dino já pavimentou 1000 km de asfalto de novas estradas”, disse.

Saúde
Rubens também destacou o avanço na área da saúde com a retomada da construção dos hospitais regionais. O deputado salientou que foi o governador Jackson Lago que iniciou a criação dos hospitais regionais no Maranhão, com e entrega do Socorrão no município de Presidente Dutra, mas que a gestão passada optou pelos hospitais de 20 leitos, o que contrariou a recomendação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não é possível que alguém defenda no país que o fortalecimento da política de saúde de um estado passe pela construção de hospitais de 20 leitos. O governo Flávio Dino trás de volta a normalidade da política do SUS. A prioridade agora são Hospitais Regionais e o governador Flávio Dino já entregou cinco e tem oito em execução”, pontuou Rubens Jr.

Porto do Itaqui
Rubens Pereira Jr. também elogiou a nova administração do Porto do Itaqui, que durante os dois primeiros do governo Dino modernizou o posto aumentando exponencialmente sua lucratividade. Ele aproveitou para condenar o movimento de alguns políticos maranhenses em federalizar o posto logo em um período de grande arrecadação e produtividade.

“O porto é um caso à parte. Merece os nossos aplausos. Antes o porto era apenas uma acomodação de aliados políticos, agora no governo Flávio Dino a realidade é diferente. Agora que o porto tem pra investir R$ 700 milhões em 2017 só com recursos próprios, falam em federalização”, ressaltou.

Combate à corrupção
O combate à corrupção no Maranhão, tema caro para a atual conjuntura política nacional, foi outro tema destacado por Rubens Pereira Jr.

O deputado lembrou que no Maranhão havia um filtro no portal da transparência, onde apenas 60% dos gastos eram publicados no portal.

“Isso agora é uma página triste do passado. Nós saímos dos últimos lugares do ranking de transparência e controle da Controladoria Geral da União, e em apenas um ano, Flávio Dino elevou o estado ao primeiro lugar no quesito transparência, ouvidoria e efetivamente controle por parte da administração pública”, apontou.

Rubens acredita que, apesar das dificuldades e do cenário econômico e político desfavorável, o governo Flávio Dino tem muitas ações a oferecer aos maranhenses.

“A gente ta pronto pra debater o nosso estado de cabeça erguida com os muitos feitos do governo do Maranhão tem realizado e que dá orgulho de falar Brasil afora”, disse.

O parlamentar considera que Flávio Dino leva a sério seu papel como ocupante de cargo eletivo e servidor público: servindo ao povo com excelência e responsabilidade.

Assista aqui o pronunciamento do Deputado Rubens Jr.