Chapadinhense ganha em 1º lugar bolsa para estudar no México, e precisa de ajuda para custear despesas

sexta-feira, agosto 19, 2016

O estudante chapadinhense Gleydson de Castro Oliveira, de 20 anos, graduando do 5º período do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Recentemente foi selecionado em primeiro lugar pela Universidade no Programa de Bolsas Ibero Americanas do Banco Santander para fazer um intercâmbio de 06 meses (jan/2017 a jul/2017). Ele precisa de ajudar para custear despesas da viagem, veja abaixo: 



Olá! Meu nome é Gleydson de Castro Oliveira, tenho 20 anos, sou negro e sou graduando do 5º período do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Recentemente fui selecionado em primeiro lugar pela Universidade no Programa de Bolsas Ibero Americanas do Banco Santander para fazer um intercâmbio de 06 meses (jan/2017 a jul/2017). Pretendo fazer minha mobilidade na Universidad de Guadalajara que fica no México, já fiz minha postulação e agora estou aguardando a carta de aceite da UDG.


Todavia, a bolsa não é suficiente para custear todas as despesas como transporte, incluindo passagens aéreas de/para a Universidade estrangeira e/ou para cidades com posto consular para a obtenção de visto, alimentação, habitação, higiene, despesas médicas, eventos internacionais, apólice obrigatório de seguro internacional, etc. PRECISO, portanto, arrecadar fundos que possam permitir um aproveitamento científico mais adequado com esta oportunidade. Por isso venho pedir a ajuda de vocês para realizar meu sonho e ampliar meus conhecimentos. 



Consulte o Resultado Final da seleção da bolsa:

ATENÇÃO: Os doadores concorrerão à uma Cesta de Lembranças "Regalitos Mexicanos", contendo, por exemplo, caveiras mexicanas, mostra de bebida típica, bottons, livretos, bonecos do Chaves, miniatura de chapéu de mariachis e dentre outros souvenirs que trarei do México após o meu intercâmbio.



TRAJETÓRIA E OBJETIVOS
Tendo nascido e crescido em um povoado do município de Chapadinha – MA, vim para São Luís - MA ingressar no curso que tanto idealizava. Assim como o sonho de estudar Teatro me fez sair da minha cidade natal e ir para outra, a mobilidade internacional motiva-me a sair do meu país de origem para conhecer outro, com o intuito de ampliar ainda mais meus conhecimentos sobre esta área que muito me identifico e romper barreiras que vão além de minha vida cotidiana. 


Desde o primeiro período no curso de Licenciatura em Teatro até o momento, venho alimentando os meus atuais e também os velhos sonhos que idealizei quando eu era adolescente, dedicando-me e empenhando-me, seja nas aulas práticas ou nas teóricas, resultando inclusive em boas notas. Ao mesmo tempo, busco novas experiências em diversas áreas, pensando sempre na minha formação enquanto professor, artista e pesquisador. 



Estou ciente de que para chegar às minhas metas é essencial desempenho, fundamentação e solidez. Dessa forma, almejando meu crescimento acadêmico e profissional, atualmente sou bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Conexões - Comunidades Populares/UFMA, no qual desenvolvo o projeto "Teatro Abayomi Bonecos: estórias e memórias afro-brasileiras em cena" na comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru-Mirim - MA) e membro voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa Investigações Pedagógicas Afro-brasileiras (GIPEAB/UFMA). 



Diante da minha trajetória acadêmica supracitada, ressalto a relevância que é estudar em outro país a exemplo de México. Essa experiência me proporcionará conhecimento e convivência com outra cultura, ou seja, uma oportunidade única para qualificação profissional e pessoal, sendo de fundamental importância para enriquecer-me cientificamente e culturalmente, seja por meio do aprendizado da língua materna e de suas diversas variações linguística, seja por meio dos meus estudos sobre Artes Cênicas. Conhecendo os grandes teóricos teatrais mexicanos e suas concepções, contribuirá singularmente para minha futura carreira de arte-educador. 



Estudar durante seis meses na universidade que optei, sabendo que a mesma tem grande reconhecimento internacional, será um privilégio, por isso darei o meu melhor, contribuindo proativamente nas atividades propostas, tanto coletivas como individuais, tendo em vista a continuação de minhas pesquisas. Será sem dúvida um diferencial no meu currículo e isso trará também um grande impacto positivo em minha formação cientifica no que diz respeito ao ensino, a pesquisa e a extensão, que constituem as bases de sustentação da universidade pública brasileira. 



Após esse período fora do país, retornarei ainda mais preparado e qualificado para o mercado global e ciente da responsabilidade de compartilhar das experiências acadêmicas, artísticas e culturais vivenciadas e adquiridas das pessoas com que irei conviver durante a mobilidade, proporcionando através da criação e realização de oficinas, palestras, grupo de pesquisa e/ou diálogos, um intercâmbio de conhecimentos levados da UFMA para a universidade mexicana e vice-versa. 



Por fim, confesso que poderia explicitar muitos outros motivos para demonstrar o quanto a ajuda de vocês será primordial para a realização deste sonho, mas acredito ter sido um pouco sintético e não menos objetivo acerca de minhas finalidades. 


A conta para depósito solidário é Banco do Brasil:
Agência 1773-6 / Conta Poupança 40048-4 
Operação 51
Favorecido: GLEYDSON DE CASTRO OLIVEIRA


CONTO COM A VOSSA AJUDA!!! 
COMO DIZ A GALERA DE TEATRO: - EVOÉ BACO!!! 
#FOCO/FORÇA 
#ESTUDO/DEDICAÇÃO 
#AVIDAÉCOMBATE