Em ato social IMED de Chapadinha leva saúde para moradores da Vila Pandoca e região a mais de 45 km da sede

terça-feira, julho 26, 2016
Por: Alexandre Cunha
O Instituto Médico e Diagnóstico- IMED de Chapadinha realizou no mês de Maio no Povoado Vila Pandoca, cerca de 45 km da sede de Chapadinha, um grande movimento voluntário, voltando para as famílias daquela localidade, Aparecida Oliveira, presidente do Instituto e voluntários realizaram 3 dias de ação voltada principalmente para os mais carentes.

A ação envolveu uma equipe com mais de 10 pessoas, médicos, enfermeiras, odontólogo.         

Durante os três dias a comunidade participou e recebeu atendimento totalmente grátis, o projeto voluntário do IMED leva até a população: Saúde, prevenção, consultas médicas, Atendimentos Odontológicos, Exames de Ultrasonografia, Exames de Preventivos (Citologia Oncótica), além de sessões de cinemas que ocorrem antes do atendimento, muita alegria para adultos e crianças principalmente. Cerca de 800 pessoas foram atendidas, além do Povoado Vila Pandoca toda a região foi agraciada com o projeto voluntário.

As comunidades que necessitam de atendimentos e assistência principalmente na área da Saúde classificaram o evento como de grande importância para a região necessitada. A moradora do Povoado Vajota, Francisca Dutra fala da alegria de ter sido bem atendida “Há 18 anos morando aqui nunca tinha presenciado isso, pra mim foi uma novidade, uma maravilha a primeira vez que está acontecendo tanto para mim quanto para os outros, é bom demais”; disse a aposentada, que ainda brincou dizendo “Melhor que isso estraga”.
Com sorriso largo no rosto Francisca Dutra não escondeu a alegria de ter sido beneficiada na ação voluntária. 
O lavrador Ademar Pires morador do povoado Buriti dos bois se deslocou por alguns quilômetros até o local do evento “Só tenho a dizer que foi muito bom, fui bem atendido pela equipe atenciosa, que eles venham cada vez mais. Eu estava precisando muito de uma consulta já que na cidade é muito difícil conseguir e aqui foi rápido tanto para mim como para minha esposa e filho, todos foram bem atendidos, obrigado a todos por essa coragem de trabalhar por nós”.
Ademar Pires após percorrer alguns quilômetros agradeceu pelo atendimento.  
O ato foi motivo de alegria para todos, Luis Pandoca,  um dos responsáveis pela organização do evento e morador da localidade falou da inédita ação “Isso que aconteceu aqui é para cada um de nós é uma novidade.  As pessoas as vezes nem acreditavam que algo assim pudesse acontecer, mas depois que todos foram atendidos ai eu só olhei alegria no rosto de cada um, mesmo quem veio de longe foi beneficiado, isso para mim e minha família foi a melhor coisa que já aconteceu aqui. Nós vivemos uma festa, festa de saúde e de alegria”; destacou o morador.
Luis Pandoca ao lado da Filha Jackeline. 
Também quem fez questão de destacar o serviço social foi o Sr. Alexandre Pandoca que organizou a ida da equipe até a localidade “Então, isso é muito gratificante porque está atendendo o anseio da comunidade, não há palavras para descrever minha felicidade e a alegria de cada um dos que por aqui passaram e foram bem atendidos”; destaca o líder comunitário.
Alexandre foi um dos incentivadores do projeto desenvolvido na Vila        
A alegria maior transbordava no sorriso do Líder comunitário e patriarca da Família Pandoca, Sr. Raimundo Rodrigues de Sousa, conhecido como “PANDOCA” “Muito bom, nunca tinha acontecido isso aqui estou gostando bastante só tenho a agradecer a toda a essa equipe que se deslocaram de Chapadinha até nosso povoado para trazer saúde que é disso que todos nós precisamos”; ressaltou com alegria.

A aposentada Aldenora Pandoca que é matriarca da família não escondeu a felicidade e contou a nossa equipe de reportagem a satisfação de estar sendo beneficiada pelo projeto “Graças a Deus e a eles da equipe de trabalho, hoje me consultei, tomei remédio e fui bem atendida por todos, em palavras fica até difícil de falar o que eles estão fazendo pelo nosso povo, muito obrigado de coração a todos que nos ajudaram”; enfatizou a aposentada.
Momento marcante: ao centro da imagem o casal Pandoca abraçado por Dr. Carlos Alberto (voluntário) e Aparecida Oliveira (IMED).
Além da consulta os beneficiários puderam desfrutar de um bom lanche e almoço, crianças e adultos foram atendidos.
O blog Alexandre Cunha esteve presente e registrou a grandiosa ação que contou com vários voluntários. Acompanhe em alguns imagens abaixo: