Professores denunciam falta de material e pagamento do Programa Brasil Alfabetizado em Chapadinha

quinta-feira, setembro 11, 2014

Programa Brasil alfabetizado em Chapadinha não está funcionando como deveria, monitores ameaçam paralisar as atividades, o problema é a falta de pagamento e material para trabalhar.


O Blog do Alexandre Cunha foi procurado por monitores do Programa Brasil alfabetizado em Chapadinha os mesmos denunciam a falta de material para trabalhar nas salas de aulas e o não pagamento de professores na qualificação.

A duração do programa é de oito meses, em Chapadinha teve início em dez de março do corrente ano, com previsão para finalizar no próximo mês de outubro.
Monitores alegam que até a presente data estão trabalhando da pior forma possível, pois o recurso de 116.009,66 reais repassado pelo governo Federal para a prefeitura não foi usado em compra de material e manutenção do programa.

Além do pagamento de bolsas aos alfabetizadores e coordenadores de turmas, o MEC/FNDE repassa recursos financeiros aos estados e municípios, por meio de transferência automática, para financiamento das seguintes ações: formação de alfabetizadores, aquisição de gêneros alimentícios para a merenda e, também, de materiais escolares, pedagógicos, didáticos e literários, e de apoio ao professor em geral.

FALTOU PAGAMENTO!
No último dia 29 de agosto, era para ter acontecido uma formação continuada dos monitores a mesma não foi realizada por falta de pagamento do material usado na primeira formação e o não pagamento dos professores que participaram da última capacitação realizada dia 25 de julho e até a data desta matéria não receberam seus pagamentos, segundo os monitores o material usado na capacitação foi comprado em um supermercado da cidade e até o momento a prefeitura não efetuou o pagamento. Revoltados com a situação, monitores falam em desistir do programa eles alegam que Quando foi para começar a promessa seria que não faltaria material.

O site do FNDE Comprova os fatos relatados pelos monitores. Veja no recorte abaixo a data da liberação do recurso em 1/ de julho/ de 2014.  O Dinheiro foi liberado pago para a prefeitura e não foi aplicado na compra de materiais.
Click para ampliar a imagem  

O programa sempre funcionou normal em governos anteriores “A revolta é grande, não consigo trabalhar com falta de material as pessoas, os alunos ficam desmotivados querem deixar o curso, eles nos cobram, porque no início foi garantido que não faltava nada e até hoje não temos um lápis para trabalhar”; desabafou indignada uma das monitoras que por medo de represália pediu para nãos ser identificado.

Em Chapadinha o programa atende cerca de aproximadamente 800 alunos entre jovens e adultos em 80 classes de aulas, o blog procurou a coordenadora do Programa no Município a professora Dioneide Lopes e fomos informados pela mesma que todo o pagamento depende da secretaria de educação.  
A professora relata ainda que venha tentado de todas as formas fazer com que os alunos continuem em sala de aula, mas com a falta de matéria fica difícil trabalhar; relatou à coordenadora.

O prazo para o programa está acabando, o material não foi comprado e o dinheiro foi para  onde?  fica a duvida entre alunos e monitores 

Através de telefone procuramos a secretaria de educação do Município Maria Coelho, mas não obtivemos êxito, o blog disponibiliza espaço para qualquer

informação, principalmente o porquê de não comprar o material para os alunos.
Contatos do Blog 98 9113 6262 email Alexandre-mirante@hotmail.com