Os maranhenses que dormem para passar a fome são destaques em jornal espanhol

segunda-feira, setembro 22, 2014
Estamos em um período eleitoral, cujo observamos grande derramamento de dinheiro público por diversas cidades do MA. Grandes carreatas movimentos que vai de, distribuição de gasolina até repassasses para prefeitura sem nem uma explicação, sem falar em ostentação por parte de alguns grupos políticos predominantes, programas eleitorais, mostrando o maranhão como se fosse o estado mais belo e rico do mundo; tudo enganação caro leitor, abaixo acompanhe uma matéria que foi destaque no jornal espanhol El País; A  família dorme para passar a fome.  Leia abaixo:
Antonilson dos Santos, 23, Maria Eliane Ribeiro da Silva, 22, e os filhos Lucas (esq.), Ludmila, Bruna e Luan (no colo da mãe), que não haviam se cadastrado no Bolsa Família por falta de documentos. / ALEX ALMEIDA
Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão,  foi o município escolhido pelo jornal espanhol El País para exemplificar, em matéria especial publicada neste domingo em seu site, os brasileiros extremamente pobres que ainda não recebem o Bolsa Família.
No município, seis de cada dez pessoas vive na pobreza, sendo que quatro delas estão em famílias cuja renda per capta não chega a 70 reais, e são consideradas extremamente pobres.

O jornal espanhol conta as histórias de famílias que passam dias à base de uma papa feita de farinhas e água, de jovens que se prostituem e da luta diária pela sobrevivência, onde muitas das vezes a única maneira de passar a fome é dormir.
Casos como o de Sara de Jesus Lima, 23 anos, e sua família que sobrevive do pouco dinheiro que o marido recebe na roça e da ajuda de vizinhos. “Não são poucos os dias em que todos passam fome ou comem apenas uma papa de farinha com água ou mingau de arroz”, relata a repórter Talita Bedinelli, que testemunhou a grande tragédia maranhense.
A família de Sara mora em uma casa de barro, com teto de palha, mobiliada apenas por duas redes, um colchão de casal apoiado em pedaços de madeira e a geladeira. O banheiro, uma estrutura aberta cercada de palha, fica nos fundos do terreno, e não passa de um buraco no chão.
A mãe de Sara, terezinha de Jesus Lima, que não sabe a própria idade, e mora ao lado dá a receita para passar a fome:
- Tem dias que o velho (o marido, de 67 anos) pergunta: ‘Minha velha, o que vamos comer hoje? Eu falo: ‘Meu velho, é só dormir que a fome passa. E esperar amanhã por Deus”.
É esse o Maranhão rico de Sarney!
Leia matéria completa Aqui
Via Blog do Garrone/edição Alexandre Cunha