TÉCNICO DE FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA É AMEAÇADO DE MORTE

quarta-feira, janeiro 30, 2013
De acordo com o gestor regional da Aged/Chapadinha, José Ivo Souza (foto), na região Baixo Parnaíba, já foram registrados casos de ameaças de proprietários de terra aos funcionários da entidade. Nesse contexto, ele alerta as autoridades competentes para pôr um basta nessa situação!

TÉCNICO DE FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA É AMEAÇADO DE MORTE EM AÇAILANDIA NO MARANNHÃO
Esta é mais uma triste notícia que nos mostra o quanto a realidade do trabalho de fiscalização agropecuária é perigosa e exige o comprometimento da agencia estadual e das forças de segurança em apoiar essa atividade que tem nada mais nada menos um compromisso com a saúde do cidadão, ou seja com a saúde de todos nós.
No dia 18 de janeiro deste ano, o técnico de fiscalização agropecuárioMateus Silva Rodrigues, filiado as SINFA e lotado na Barreira Zoofitossanitária de Itinga-MA, no exercício da sua profissão abordou um veiculo com a placa do municipio de lisboa ma. Na abordagem foi contatado que no veiculo havia queijo de fabricação caseira clandestino improprio para o consumo, pois o veiculo tambem nao era refrigerado, e dentro foi encontrado especificadamente 918 kg de queijo; 140 kg de frango congelado; 25 kg de linguiça; 6 kg de mortandela; 15 kg de pernil um total de 1104 kg de produto suino; e aproximadamente 15 galinhas caipiras vivas soltas e colocando fezes por todo o bau do veiculo; "verdadeiramente uma nojeira só".
Com a chegada da veterinária Nívea Monteiro Ferro, o proprietário do veículo mostrou-se bastante irritado, não querendo disponibilizar a documentação, com isso foi chamada ao local a Polícia Militar e todos foram levados a delegacia de Policia Civil, onde o Delegado de Plantão Dr. Lima ao presenciar as condições das mercadorias, prendeu o proprietário, atuando-o no artigo 258 do código penal, crime contra a saúde pública, e a mercadoria toda apreendida, além de ser atuado pela AGED.
AMEAÇAO proprietário do veículo e das mercadorias apreendidas foi liberado com pagamento de fiança. bastante irritado e com raiva, foi em direção ao funcionário da AGED, Sr. MATEUS SILVA e falou: "isso não vai ficar assim, este prejuízo vou tirar todo das suas costas, você não fica na minha frente o sai da minha frente". Tudo isso na presença da chefe da UVL Nivea Monteiro Ferro, foi feito de imediato um Boletim de Ocorrência e o Delegado acrescentou no inquérito o crime de ameaça, artigo 147 do Código Penal. O proprietário deve ser chamada para esclarecimentos e depoimento ao Delegado e ao Juiz. Logo após os advogados da AGED irão dar continuidade ao processo.
A mercadoria foi incinerada no dia 19 no sábado pela manhã com a presença dos três órgãos AGED-MA, POLICIA CIVIL, e POLICIA Militar. O jurídico foi comunicado juntamente com a Senhora Margarida Prazeres, e foi orientado ao Mateus Silva que enviasse uma cópia do B.O até a sede da AGED-MA, para juntamente com o jurídico tomar as devidas procedimentos necessárias.
"Confesso que estou com medo de voltar a Barreira de Itinga, andou um homem mau encarado me encarando de longe , querendo saber aonde em morava, percebi que o negócio estava sério e voltei do trabalho mas cedo pra casa. Minha família esta preocupada e minha esposa inquieta. Pensei ate em pedir licença pelo menos por um mês ate que as providencias sejam tomadas e o senhor que me ameaçou seja chamado ou convocado pela justiça ou ate mesmo pelo promotor e afirmo que se algo acontecer comigo ele seja responsabilizado". Afirmou Mateus.
Ascom/SINFA