Em Mata Roma, Primeira paciente da Ala Exclusiva Covid-19 recebe alta após ter sido curada.

quarta-feira, maio 27, 2020

Mata Roma
Com menos de uma semana de funcionamento, o cuidado e tratamento da Ala Exclusiva Covid, anexo do Hospital Municipal, registrou a primeira alta médica (27/05) de uma paciente positiva para covid-19. Trata-se de Maria da Penha Garreto; 76 anos; diabética e hipertensa, residente do povoado Santa Rita, munícipio de Mata Roma. Após 11 dias de internação na nova Ala, foi avaliada pelos médicos Dr° Tanios e Dr° Ronan, que constataram sua total recuperação.  A Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde reafirmam estarem trabalhando com seriedade e compromisso em frente a essa pandemia.

SAIBA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ATENDIMENTO MONTADO PELA FEITURA ATRAVÉS DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE AOS PACIENTES DA COVID-19.
A prefeitura de Mata Roma não tem medido esforços no enfrentamento a Covid-19, desde o início da pandemia inúmeras ações já foram realizadas na prevenção do contágio, além de investimento em diversos níveis do cuidado a sua população.

# CUIDADO AMBULATORIAL NA ATENÇÃO BÁSICA 
Na Clínica da Família Luís Brandão foi instalado o Centro Municipal de Referência para Covid-19, que está de portas abertas de 8:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00 para acompanhamento e tratamento todas as pessoas com sintomas gripais e casos suspeitos e confirmados de corona vírus.

Todos os pacientes passarão por triagem; consulta de enfermagem; consulta médica; fisioterapia, dispensação de medicamentos e caso necessário apoio psicológico... foi montado uma sala exclusiva para observação e administração de medicamentos e reidratação conforme prescrição médica. Também serão realizados eletrocardiograma em pacientes do grupo de risco e que precisam ser medicados. 


# TESTAGEM PARA COVID-19 
Com a compra e aquisição dos testes rápidos, foi implantado o CENTRO DE TESTAGEM PARA COVID, nas instalações do Centro de Saúde Antônio Roberto. Os testes são agendados e seguem os protocolos do Ministério da Saúde e a situação clínica e epidemiológica do paciente.

# CUIDADO HOSPITALAR

Investimentos realizados com reforma, adequação, compras de equipamentos, além de novas contratações de profissionais no Hospital Municipal, possibilitaram a criação da ALA EXCLUSIVA COVID, com leitos individuais exclusivos para atender pacientes positivos ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
O novo anexo permite a separação com as demais áreas e alas do Hospital, aumentando a segurança para os profissionais da saúde e os enfermos. Equipado com recursos para atendimento de emergência, a unidade contará com protocolos de diagnóstico e terapêutico para o tratamento (medicamentos de fases mais agudas da doença), serviço de fisioterapia e na estabilização dos casos mais graves, para o devido encaminhamento aos Hospitais de Referência do Estado.

É a prefeitura no combate ao coronavirus. A cada dia somos desafiados a tomar novas medidas, e continuaremos trabalhando para diminuir os impactos desse vírus. Mas, essa também é uma LUTA DE TODOS PELA VIDA, a sua saúde e das outras pessoas dependem da sua atitude faça a sua parte e evite o contágio.