Com estoque renovado, prefeitura de Chapadinha distribui kits de medicamentos e divulga protocolos de atendimento e estratégias de uso para o enfrentamento ao covid-19.

segunda-feira, maio 25, 2020

Após renovar o estoque de medicamentos, a prefeitura de Chapadinha, por meio da secretaria municipal de saúde, divulgou os protocolos e estratégias de uso de medicamentos para o enfrentamento ao covid-19 em Chapadinha.

O ponto de partida é a definição dos sintomas de quadro gripal que pode indicar covid-19 de forma leve ou com tendência a agravamento. Sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza, mas sem dificuldade respiratória sinaliza sintomas moderados e tratamento em casa. Já o quadro de dificuldade respiratória indica que o paciente deve procurar a rede hospitalar.
Sobre os medicamentos disponibilizados para doentes acometidos da forma leve a prefeitura de Chapadinha está disponibilizando medicamentos como: azitromicina, zinco, ivermectina, hidroxicloroquina e paracetamol ou dipirona.

A composição do kit garantido a cada paciente depende de avaliação individualizada do caso, avaliação e prescrição médica.
Kit de medicamentos Covid-19
De acordo com a Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde já estão capacitadas a prestar toda assistência, acompanhamento dos pacientes e distribuição dos kits de medicamentos de acordo com a indicação médica.
O serviço de teleatendimento também já se encontra em pleno funcionamento. (números abaixo)