PREFEITO MAGNO BACELAR PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE AGROINDÚSTRIA

quinta-feira, junho 21, 2018
O projeto da Agroindústria para Extração de Óleo do Babaçu é fruto do convênio entre a Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco dos Projetos de Assentamentos de Chapadinha (MA) e a Fundação Banco do Brasil e contou com o apoio de várias entidades, entre elas a Prefeitura de Chapadinha. O investimento do empreendimento é de R$ 245.745,43.

O objetivo do projeto é ampliar a renda de extrativistas do município de Chapadinha através da produção e comercialização de óleo e torta de coco babaçu beneficiando 528 famílias de dez localidades rurais, incluindo três projetos de assentamento de reforma agrária e uma comunidade quilombola.

Presente na cerimônia de inauguração, o prefeito Magno Bacelar reforçou a importância de parcerias como esta e aproveitou para anunciar novos benefícios para a população como a entrega de dois kit’s de irrigação conseguidos pelo município junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a intenção de realizar melhorias na escola e no posto de saúde da localidade, construídos em administrações passadas do gestor frente à Prefeitura.

A presidente da associação, Gracilene de Jesus Almeida Cardoso, agradeceu a presença de todos, lembrou da luta de mais de uma década dificultada pela condição de gênero das associadas e deixou claro que vitórias como esta reforçam as energias para novas conquistas. 

Todos os parceiros foram lembrados durante a cerimônia, entre os quais a Prefeitura de Chapadinha, com destaque a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus de Chapadinha, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). 

Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Vera Lúcia, Júnior Carneiro, Missecley Araújo, Nildinha Teles, Antonio Gedeao Neto Netinho, Luis Barbeiro, secretários municipais e representantes de órgãos do governo do estado.

A meta é produzir 50 mil litros de óleo e 37 mil quilos de torta de babaçu por ano.
Fonte: secom
Fotos: Alexandre Cunha.