Chapadinha: SEMED inicia trabalhos para a Reformulação do PNE

quarta-feira, novembro 08, 2017
Visando a melhoria e adequação do PME( Plano Municipal de Educação), a Secretaria de Educação irá analisar e reformular o mesmo afim de atender as diretrizes estipuladas no Plano Nacional de Educação (PNE).

Duas comissões foram criadas para estudar minunciosamente o Plano Municipal de Educação de Chapadinha que será discutido pelos integrantes do Fórum Municipal de Educação e posteriormente (até janeiro de 2018) será discutida na Conferência Municipal de Educação com os profissionais e usuários da mesma.

“Apesar da validade do PME estar em vigência, sentimos essa necessidade de reformula-lo pra que ele pudesse se adequar às normas do plano nacional., afim de fortalecer a educação municipal” - destacou a secretaria de educação, professora Vânia Cristina.
O PNE
O Plano Nacional de Educação – PNE, foi criado através da Lei nº 13.005/2014, elaborado e aprovado objetivando atender aos municípios brasileiros com educação de qualidade. Os anseios dos municípios brasileiros em educação de qualidade foram apresentados nas 20 metas e 254 estratégias da Lei nº 13.005/2014.

Alguns termos PME em desacordo com o PNE:
1. O nosso PME possui somente 10 (dez) metas – em desacordo com o PNE que possui 20 (vinte) – observou-se que as 10 (dez) metas que estão faltando são indispensáveis para a implantação e a implementação de políticas públicas (que foram excluídas pela gestão anterior);

2. O nosso PME possui 141 estratégias e o PNE possui 254 – há necessidade de acrescentar as estratégias necessárias para a melhoria da educação de Chapadinha com a captação de recursos Federal e Estadual;

3. Na maioria das metas/ estratégias do PME, observa-se que a necessidade de determinar os prazos para execução das ações e ajustar, ajustando as mesmas ao PNE. 
SECOM