CHAPADINHA REALIZA CONFERÊNCIA DA IGUALDADE RACIAL

sábado, setembro 23, 2017
A Prefeitura de Chapadinha realizou hoje (22) a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial a fim de promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil para fortalecer as políticas públicas e superar as desigualdades raciais. O evento que foi organizado pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial teve como tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direito”.

A conferência é uma preparatória para a realização das etapas regional, estadual e nacional e uma oportunidade para debater a luta por avanços no sentido de acabar com a discriminação e o preconceito. “O combate à discriminação tem avanço em todo mundo, mas a violência racial ainda é uma realidade e está muito presente no dia a dia, ameaçando à democracia e os nossos direitos. Nesse sentido, as conferencias são de extrema importância para mudar nossa realidade e diminuir as diferenças”- destacou a secretária da Igualdade Racial, Maria Aparecida.

A conferência reuniu vereadores, secretários municipais, as representantes do Conselho Estadual de Igualdade Racial do maranhão, Prof.ª Jacinta Maria dos Santos e Maria Socorro, entidades, representantes das comunidades de terreiro, Movimentos Negros do Maranhão: Unegro (Andrea Cristina, Joaquim Salazar), Uniquita, Aconeruq (Maria Socorro Viana), e a população em geral. Durante todo o dia foram propostos debates para avanços da população negra no mercado de trabalho, saúde, educação, moradia, cultura e lazer, roda de tambores rodas de conversas com eixos temáticos e eleição dos delegados que irão participar da etapa nacional em Brasília. O evento encerrou com diversas manifestações culturais: tambor de crioula (dona Teresa), do Novo Castelo, tambor de crioula Uniquita.

Confira a relação dos delegados eleitos:

Poder Público:

1- Manoel Barbosa Fernandes (Poder Público: Sec. Cultura);
2- Vânia Roque Alves (Sec. Administração);
3- Edmilson Conrado Pinto (Sec. Igualdade Racial);
4- Natania Santos Alves Monteles (Sec. Administração);
5- Maria Aparecida de Oliveira (Sec. Igualdade Racial)

Sociedade Civil:

1- Carlos Alberto Vieira e Silva (Instituto IMED);
2- Sebastião Silva Pereira (Comunidade do Barro Vermelho);
3- Rosiane Brasil Costa (Comunidade do Barro Vermelho);
4- José Orlando da Conceição da Silva (Barro Vermelho);
5- Manoel Almeida (Comunidade Vargem do Forno);
6- Flávia Almeida Rocha Rodrigues (C.EU.S.A PALÁCIO DE OGIUM)






Secom