Caravana Governo de Todos chega à região do Baixo Parnaíba

domingo, maio 21, 2017
Município de Magalhães de Almeida recebe 5º edição da Caravana Governo de Todos nesta sexta-feira (19). (Foto: Divulgação)
Mais uma edição do Caravana Governo de Todos se iniciou nesta sexta-feira (19), passando pelos municípios de Tutóia, São Bernardo e Magalhães de Almeida. Serviços médicos, exames, emissão de documentos, renegociação de multas e dívidas com o Estado e ações de esporte e lazer estiveram disponíveis à população, que também pôde ouvir e conversar com o secretários de Estado que estiveram presentes aos eventos. A Caravana ainda acontece no sábado (20), desta vez em Anapurus, Mata Roma e Brejo.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, coordenou as atividades em Tutóia e destacou que a Caravana tem conseguido cumprir importantes missões. “O governador sempre nos orienta a estar vindo até a população do Maranhão. Nós não ficamos nos gabinetes, como foi em outras gestões. O Governo tem investimentos aqui em asfalto, em saneamentos básico, teve a chegada da ambulância,  ações importantes para o atendimento à população como o programa Bolsa Escola”, destacou Simplício Araújo, ladeado de outros gestores de pastas, enquanto também secretários se distribuíam entre Magalhães de Almeida e São Bernardo.

Em Magalhães de Almeida, o secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Jhonathan Almada, foi quem conduziu as atividades e destacou os serviços oferecidos:”Estamos aqui trazendo a prestação de serviço, que é a presença do governador Flávio Dino com saúde, com educação, com assistência técnica, expedição de documentos, trazendo mais cidadania e mais inclusão que é a nossa marca, a marca do Governo Flávio Dino”

Em Tutóia, cidade de grande vocação turística da região do Baixo Parnaíba, por exemplo, foi oferecido o curso de ‘Técnicas de Recepção para Meios de Hospedagens’, com a intenção de oferecer qualificação profissional para quem trabalha no setor. O estudante do curso técnico de Turismo, Hotelaria e Inglês, Saulo Crispim, 19 anos, participou da capacitação, e agora estará ainda mais preparado para atender quem vem de fora e chega aos hotéis da cidade. “É uma oportunidade única, a gente percebe uma carência muito grande no nosso município de cursos e a gente vê o interesse dos jovens. E o turismo está se desenvolvendo aqui, está crescendo cada vez mais e a gente necessita desses cursos é uma grande oportunidade mesmo”, contou o estudante.

A comunidade também pôde contar com o Ônibus da Cidadania, da Secretaria de Estado de Fazenda, assegurando parcelamento do IPVA, ICMS, DIEF, EFD, certidões e orientações tributárias. O pescador Luís Pedro, 38 anos, aproveitou a oportunidade para negociar as dívidas do IPVA da motocicleta. “Vim ajeitar o documento da minha moto e está sendo uma oportunidade muito boa, a gente não precisa sair da cidade para ajeitar os documentos e agora eu estou podendo negociar, podendo botar tudo em dias, para a polícia não apreender a moto da gente”, contou.

Durante a Caravana, o Governo do Maranhão entregará, nos seis municípios contemplados, 6.840 fardamentos escolares, beneficiando 3.398 alunos de 13 escolas da rede Estadual. Em São Bernardo, o estudante Kaory Melo, do terceiro ano do C.E. Débora Correia Lima, agradeceu a iniciativa. “Acho importante que seja uma distribuição gratuita, porque muita gente na escola e de baixa renda e não tem condições de comprar um fardamento. É uma ótima iniciativa do governo, porque mostra que ele se importa com o futuro do Brasil, que somos nós” disse.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por exemplo, garantiu atendimentos como Aferição de pressão e teste de glicemia, Exames, consultas e encaminhamentos; vacinação; teste rápido de HIV, sífilis e hepatite A e C; consultas oftalmológicas; identificação de hanseníase. A articulação com Secretaria de Estado da Mulher foi oferecido orientação sobre a Lei Maria da Penha, preventivo e mamografia, com a Carreta da Mulher. Já a cidadania, teve espaço garantido através do Viva, com emissão de RG, fazer inscrição e consulta ao CPF e emitir certidão de antecedentes criminais.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), em parceria com outras pastas do Estado e por isso reúne vários secretários.

Água
Na passagem da ‘Caravana Governo de Todos’ por Tutóia, o presidente da Caema aproveitou a oportunidade para apresentar aos secretários e ao prefeito e lideranças a reestruturação no abastecimento de água que Governo do Estado está realizado na cidade. Ainda nas próximas semanas, será entregue o novo sistema de captação de água bruta no Rio Bom Gosto, uma nova Estação de Tratamento de Água, quatro reservatórios de água reformados funcionando e 20 km de rede de distribuição.
“Em Tutóia, especialmente, o abastecimento de água é uma temática importante da Caravana porque possivelmente é a cidade que mais tem problema, historicamente, de abastecimento de água entre os 217 municípios, sofre com isso há aproximadamente 30 anos, as pessoas aqui dependem de carroças, de galões de água e com índices muito ruins de qualidade de água. E o governador Flavio Dino determinou prioritariamente que nós fizéssemos uma obra revolucionária, que a população nem acreditaria mais que sairia e vamos entregar nas próximas semanas”, contou o presidente da Caema, adiantando ainda que, assim que realizada a entrega deste sistema de abastecimento, o governador Flavio Dino já vai assinar a segunda etapa desta obra, que serão mais 30 km de rede de distribuição para a população de Tutóia ter um sistema de abastecimento de água universalizado.

Leia mais: