"Lamentamos a ausência dos deputados de oposição”, declara Levi Pontes durante Audiência Pública.

sábado, abril 08, 2017

O deputado estadual Levi Pontes (PCdoB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia recebeu, juntamente com outros parlamentares, na tarde da última quinta-feira (6), o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, para a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2016.

Durante a Audiência Pública solicitada por Carlos Lula - que contou também com a presença dos deputados estaduais, Francisca Primo (PT), Bira do Pindaré (PSB), Cabo Campos (DEM), Antônio Pereira (DEM), Valéria Macedo (PDT), Stenio Rezende (DEM) e Fábio Braga (SD) -, Levi Pontes declarou a audiência era “muito mais do que uma imposição legal, essa reunião é uma demonstração de compromisso do governador Flávio Dino com a transparência e com o Poder Legislativo Estadual. No passado, não era  comum a presença de secretários de governo nesta Casa. Mas no governo Flávio Dino, sim. Lamentamos a ausência dos deputados de oposição, pois essa seria uma excelente oportunidade de todos estarem aqui e questionarem pessoalmente ao secretário os assuntos tratados na tribuna desta Casa todos os dias ”.

Na Audiência, que durou mais de três horas, o secretário Carlos Lula apresentou resultados, prestou contas e apresentou ações programadas a curto, médio e longo prazo. Dentre elas, a implantação da Rede Criança, que visa diminuir os indicadores de mortalidade infantil; a inauguração do Hospital Regional de Chapadinha, em outubro próximo; a implantação dos Centros de Hemodiálise em Chapadinha, Pinheiro, Balsas, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís; aquisição de ambulâncias, sendo uma para cada município; a entrega de bolsas para os ostomizados (pacientes que precisam de um canal de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina ou para auxiliar na respiração ou alimentação); e a realização de concurso público, inclusive para médicos.

“Apesar da grave crise econômica que assola o País, estamos conseguindo expandir nossas ações, inclusive com investimento no setor de mais de dois bilhões de reais”, explicou o secretário de Saúde.

Ouvindo atentamente, os parlamentares aproveitaram a oportunidade para debateram sobre os dados apresentados, elogiar o trabalho do secretário, reconhecer os avanços nas ações de governo na área da Saúde e fazer fizeram reivindicações para suas regiões. Na plateia, imprensa e lideranças de municípios maranhenses também estavam presentes.

“Saio dessa Audiência extremamente satisfeito, pois além de médico e conhecer a competência do Lula, sei a importância de um bom gestor para que as coisas andem, para que realmente ações efetivas para a população aconteçam e é isso que está acontecendo, grandes cidades maranhenses como Balsas e Chapadinha, finalmente vão receber hospitais, todos os municípios terão ambulância. É realmente um governo que pensa como um todo e não se prende a politicagens, mas faz o que deve ser feito para que o povo tenha de verdade o que lhe é direito”, concluiu Levi Pontes.