Unidade Regional de Educação de Chapadinha recebe Seminário do Plano de Educação Ambiental

terça-feira, novembro 15, 2016
Os seminários têm como objetivo assegurar a implementação das linhas da Política Estadual de Educação Ambiental. Foto: Divulgação
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), realizou na última sexta-feira(11) o 15º Seminário de Estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental, na Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha.
Os seminários têm como objetivo assegurar a implementação das linhas da Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, por meio de programas e projetos ambientais. 
O Seminário em Chapadinha, também, reuniu representantes dos municípios de Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Buriti, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia.
A Política e o Sistema Estadual de Educação Ambiental estabelecem que o Plano em questão é o principal instrumento balizador das políticas, dos programas e projetos voltados para a área, devendo ser construído de forma participativa e democrática. “Por isso, estamos construindo as ações nestes seminários regionais, envolvendo as 19 UREs. Não é interessante fazer um plano de gabinete, é necessário ouvir todos os municípios do Estado e conhecer a realidade de cada um”, explicou a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Ana Paula Rios. 

A mobilização para todos os seminários é direcionada às cooperativas; federações; associações e sindicatos; tomadores de decisões de entidades públicas e privadas (políticos, executivos e dirigentes, Câmara de Vereadores, promotorias de Justiça, secretarias municipais e afins, setor empresarial); educadores, gestores educacionais; organizações não-governamentais; gestores ambientais; povos e comunidades tradicionais (lideranças indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, produtores rurais, pescadores, grupos de marisqueiras, ribeirinhos); e outros interessados no tema.
Os seminários têm como objetivo assegurar a implementação das linhas da Política Estadual de Educação Ambiental. Foto: Divulgação.
Na ocasião, os presentes tiveram acesso às seguintes palestras: Gestão de Educação Ambiental no Maranhão; Plano Estadual de Educação Ambiental para a linha prioritária: educação ambiental como apoio às escolas sustentáveis; apresentação da forma como o Plano está sendo estruturado e, em seguida, o brainstorming sobre propostas que farão parte do documento. 
Para o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus Chapadinha foi muito importante receber o seminário na cidade, sendo relevante para a realidade enfrentada no dia a dia. “O seminário trará resultados satisfatórios para todos, pois, vemos cada dia mais a necessidade de discutir sobre a preservação do meio ambiente, e como educar nossos alunos no trato com ele. A educação ambiental de maneira formal ou informal abrange todos os campos da sociedade”, destacou ele.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Chapadinha, George Gustavo Gomes Júnior, “é muito importante a participação da sociedade junto ao poder público para discutir as propostas para o Plano de acordo com as necessidades de cada localidade”. Ao final dos seminários serão ouvidos todos os 217 municípios do Estado.