O que causa mau hálito? Diagnóstico e Tratamento veja na dica da semana VITALLI CLÍNICA ODONTOLÓGICA

quarta-feira, maio 04, 2016

O blog Alexandre Cunha trás o informativo de saúde bucal dessa semana, em nome da VITALLI CLÍNICA ODONTOLÓGICA, é sobre o tema HALITOSE (Mau hálito). Conheça os: Sinais, Sintomas, Causas, o que causa mau hálito? Diagnóstico e Tratamento. Confira!  

MAU HÁLITO
Definição
O mau hálito, também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo. Outras causas incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.

Sinais e Sintomas
Algumas pessoas se preocupam muito com o hálito, embora não apresentem halitose, enquanto outras possuem mau hálito e não se dão conta. As causas podem incluir má higiene bucal, placa bacteriana (biofilme dental) , restos de alimentos e doenças periodontais. Uma vez que é difícil avaliar se você tem ou não halitose, pergunte para um parente ou tente sentir o seu hálito colocando a sua mão sobre o nariz e boca e respire. Caso você tenha mau hálito, consulte um dentista, pois ele saberá como te ajudar.
Causas
A maioria dos casos de mau hálito se inicia na boca, e há muitas causas possíveis, que incluem: determinados alimentos que você ingere (alho e cebola, principalmente), álcool ou cigarro, má higiene bucal, doença periodontal, diabetes, boca seca, infecções do seio maxilar ou garganta, infecções pulmonares, insuficiência renal/hepática e problemas gastrointestinais.

Diagnóstico
Determinar a causa do mau hálito pode ser difícil sem a ajuda de um dentista, já que existem inúmeras possibilidades para a causa. Portanto marque uma consulta com o seu dentista, que é o profissional pode te fornecer um diagnóstico e encaminhá-lo ao médico da família ou outro profissional de saúde, caso seja necessário.

Prevenção
No geral, a melhor forma de prevenir o mau hálito é escovar os dentes, usar o fio dental todos os dias e usar um enxaguante bucal como complemento. Porém, também existem outras técnicas para melhorar o seu hálito, que podem ser discutidas com seu dentista.


Tratamento
Tenha sempre bons hábitos de higiene bucal. Escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental diariamente ajuda a controlar a placa (biofilme dental) e escovar a língua ajuda a remover as bactérias causadoras de mau-hálito. O fio dental é importante, pois mantém os espaços entre os seus dentes limpos. Visitar regularmente um dentista pelo menos 2 vezes por ano para um checkup e limpeza profissional também é muito importante.
Obs. Imagens ilustrativas. 

VITALLI CLÍNICA ODONTOLÓGICA, Odontologia especializada de alto nível. Telefone para agendamentos: (98) 3471-4510.

Praça Coronel Luis Vieira/Ao Lado do Chapadinhense Hotel, centro de Chapadinha. 

Para acompanhar as notícias do blog, curta nossa página no FACEBOOK