Projeto Brigada Militar em Chapadinha visa preparar jovens e adolescentes para o futuro, conheça!

sábado, dezembro 06, 2014

A execução deste projeto visa ainda assegurar de todas as informações, produtos e recursos para o desenvolvimento de atividades de proteção à criança e ao adolescente.
Agrupamento de Brigada Militar de Chapadinha

Blog do A. Cunha. Chapadinha, 06-12-2014

A Brigada Militar instituição de credibilidade no meio evangélico e também porque não dizer no seio da sociedade maranhense. 
Neste ano de 2014 completou o nosso décimo aniversário. Nesta caminhada, desejamos ressaltar nossa trajetória ampliando nosso leque de atividades como a implantação de vários pelotões e cursos profissionalizantes que irão desenvolver atividades do tipo: Atendimento pré-hospitalar combate a incêndio, reforço escolar, inclusão digital, aula de inglês e trabalhos sociais junto às comunidades carentes.

JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento deste projeto fará a comunidade e a sociedade em geral, conhecer os trabalhos desenvolvidos com os adolescentes e jovens, agregando a este serviço à imagem pública positiva que a Brigada Militar já possui. Na comunidade e na sociedade em geral, o projeto terá um retorno significativo, possibilitará a exclusão de jovens e adolescentes das ruas, diminuindo assim o índice de criminalidade do meio social.

OBJETIVOS
Todo o projeto proposto foi planejado, estruturado e executado tendo como meta desenvolver na criança e no adolescente, a educação Militar, introduzindo uma cultura de desenvolvimento, e avaliação preventiva, através da troca sistemática de experiências, associada à modernidade; tudo pautado nos princípios da Hierarquia e da Disciplina Militar, visando desenvolver, nos mesmo, o respeito e a responsabilidade necessária para o convívio em sociedade.

A execução deste projeto visa ainda assegurar a implantação de um empreendimento compatível com as atuais necessidades de prevenção à violência no Estado, abrindo novas possibilidades para os jovens estabelecendo uma integração com as Famílias, Empresas, Organizações Não Governamentais e Governo, que permita a utilização de todas as informações, produtos e recursos para o desenvolvimento de atividades de proteção à criança e ao adolescente.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PARA 2014
Dados mostram que um número considerável de crianças e adolescentes sonham um dia ser um profissional da área de Segurança Pública. Com essa premissa o projeto Social Restaurando Vidas “Brigadas Militar”, tem por objetivo reunir crianças, adolescentes e jovens carentes para proporcionar-lhes lições básicas de hierarquia e disciplina que no futuro possam de alguma forma lhe ajudar num engrandecimento profissional.

FUNCIONAMENTO
O projeto funcionará obedecendo a uma linha de comando hierárquica funcional interna, tendo como DIRETORES o Coordenador Geral e o Vice- Coordenador, que coordenarão e aprovarão as diretrizes de funcionamento que possam vir a complementar este projeto. Vinculados a estes estará o DIRETOR DISTRITAL, que será o comandante da Unidade em cada bairro que o projeto estiver sendo executado. Este por sua vez, formará os quadros de instrutores e monitores que comporão o projeto.


IMPLANTAÇÃO
A Brigada Militar é um projeto social que quer ir além, investindo em jovens que irão mudar a sociedade, com objetivos definidos, o futuro do amanhã, o sonho de Deus. Desta forma, tratam à prevenção e a educação como seus principais aliados para a redução dos riscos a vida e bens. O Projeto Social Restaurando Vidas vem propor a implantação de um trabalho engajado ao terceiro setor, visando à preparação de crianças, adolescentes e jovens na “Brigada Militar”.

É oportuno destacar que, a dimensão desse trabalho transcende o caráter técnico e alcança as crianças, adolescentes e jovens como seres biopsicossociais, pois, transferem de forma organizada e sistemática, conhecimentos para reforçar o ensino regular; abordam temas como ecologia, violência e drogas, inclusão digital, doenças sexualmente transmissíveis, banda de música, práticas desportivas, profissionalização e ação comunitária, gerando como produto final, o aprendizado e a vivência da cidadania e da educação como instrumentos de desenvolvimento social. 

MANUTENÇÃO
Para que se mantenha a qualidade do projeto, torna-se necessário o apoio no sentido de repor o material consumido no decorrer do ano desta forma, cada família repassará ao projeto mensalmente um valor simbólico de R$ 10,00 (dez reais), que será revertido de forma educativa ao brigadista, e possibilitará manter o funcionamento anual do projeto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pequeno investimento que hoje é feito na sociedade, no sentido de reunir crianças carentes e proporcionar-lhes uma educação necessária ao convívio social, refletirá futuramente num engrandecimento profissional destes brigadistas, onde a sociedade como um todo sairá ganhando, pois estará composta de homens e mulheres preparados para enfrentar os infortúnios que a vida nos submete.
                                                                                                                                                                                                                            

Curta nossa página Facebook. Ou envie fotos e vídeos através do WhatsApp (98)9113 6262