Por falta de banheiros, alunos de escola na zona rural de Chapadinha recorrem ao mato para fazerem as suas necessidades fisiológicas

terça-feira, novembro 04, 2014
Colaboração desta matéria, Chapadinha blog.

Um retrato do abandono do ensino público em Chapadinha, escolas sem água potável, sem banheiro, sem merenda para os alunos, são escolas em que falta tudo, escolas que nem de longe lembram uma escola. Um exemplo do abandono por parte do governo Ducilene Belezinha com a educação do município é a escola Luis de Moraes Gomes localizada no povoado Feliciana, há 27km da sede.
Aluna fazendo sua necessidade fisiológica no mato por 
falta de banheiro na escola Luis Gomes

É desumano, o que passam os alunos da escola Luis Gomes. Um item simples, básico e necessário deixa em maus bocados os estudantes da escola situada no povoado Feliciana. Ter banheiro para as necessidades fisiológicas é o mínimo que uma escola deveria ter, principalmente porque o governo federal, através de seus programas, disponibiliza recursos para a construção destas demandas. 

Infelizmente a realidade em Chapadinha é outra, o banheiro da escola Luis Gomes não tem portas e nem água encanada, falta vontade, falta compromisso do governo municipal, falta a tão badalada "Competência Administrativa" do governo Belezinha. Para se ter ideia do descaso do governo municipal, na escola não há água encanada, mais pasmem! a encanação d'água que abastece moradores daquela comunidade passa em frente a escola.  
Banheiro da escola Luis Gomes sem condições de uso
Quando alunos precisam fazer suas necessidades, recorrem ao mato, é o que mostra a foto abaixo obtida pelo Chapadinha BLOG no momento em que uma aluna fazia suas necessidades fisiológicas. “Quando temos a necessidade de irmos para o banheiro, nós vamos para o mato. Os alunos e a professora”, afirma uma moradora do povoado.
Aluna fazendo sua necessidade fisiológica no mato por 
falta de banheiro na escola Luis Gomes
Em um ambiente escolar, repleto de crianças, adolescentes e adultos, o qual deveria servir como instrumento para a efetivação do acesso à educação, essa situação deixa a função da escola bastante comprometida quando não consegue garantir a saúde e, minimamente, sequer a dignidade das pessoas que ali se encontram ou, ao menos, ensinar as noções básicas de higiene.

Na escola Luis Gomes de Moraes, só o que não falta, é a força de vontade de alunos, professores e pais.