Estimativa é de 7,1 mil novos casos de câncer no Maranhão, em 2014

quarta-feira, outubro 08, 2014

De acordo com o Inca, o câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no país.

SÃO LUÍS – Criado a partir de um movimento ocorrido na década de 1990, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é uma campanha mundial dirigida às mulheres de conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer. Em todo o mundo, prédios públicos e privados além de monumentos são iluminados de rosa como forma de chamar atenção para a campanha.

 De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no país. No Maranhão, a taxa bruta de incidência por 100 mil habitantes é de 113,11 casos para as mulheres e de 101,53 casos para homens. A estimativa para 2014 é de 7,1 mil novos casos de câncer no Estado – sendo 1,8 mil casos em São Luís –, 3,7 mil casos para mulheres e 3,3 mil novos casos para homens. Entre os maranhenses diagnosticados com câncer, os casos mais comuns da doença são o câncer de próstata e do colo do útero.


A oncologista do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Rachel Jorge Dino Cossetti, explica que, no Estado, há uma inversão das estatísticas mundiais: aqui, ao contrário da incidência nacional e de outros países, o câncer do colo do útero tem maior número de casos que o câncer de mama. "O câncer de mama, também, é um câncer de alta incidência no Maranhão. A gente acha até que, para este ano, quando os dados consolidarem, a incidência de câncer de mama ultrapasse a incidência de câncer de colo uterino", diz