Na Suíça: Professor Telmo Representa Maranhão em Conferência Sobre Desertificação

quinta-feira, setembro 18, 2014


Professor Telmo em Davos, na Suíça

Entre os dias 24 e 28 de agosto de 2014, foi realizada em Davos, na Suíça, a “5ª Conferência Internacional de Desastres e Riscos – IDRC Davos 2014”. Sob o tema “Gestão de Riscos Integrada – O papel da Ciência, Tecnologia e Prática”, o estado do Maranhão se fez representado no evento pela primeira vez, na pessoa do Professor Mestre Telmo José Mendes da Universidade Federal do Maranhão, do Campus de Chapadinha.

Apresentando o pôster “Áreas Susceptíveis a Desertificação no Estado do Maranhão” que é resultado do conhecimento e da pesquisa adquiridos de forma integrada por meio do trabalho de Supervisor de Pagamentos por Serviços Ambientais desenvolvido pelo professor junto a Superintendência de Economia Verde da Secretária de Estado de Meio ambiente e Recursos Naturais.

5° Conferência Internacional de Desastres e Riscos

Professor Telmo José Mendes presente no 5º IDRC 2014

Durante o trabalho como supervisor, ficou sob a responsabilidade do professor terminar e implementar o “Programa de ação Estadual de combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Estado do Maranhão”, sob o projeto de Cooperação Técnica PCT-BRA/IICA/05/004,  que tinha como objetivo contemplar o apoio à criação  e fortalecimento de institucionalidades para o combate à desertificação, pois no Brasil, as áreas de desertificação ocorrem principalmente na região nordeste, o que advém em consequência das questões ambientais relacionadas a ação das secas, e no Maranhão esse problema se agrava devido ao mau uso dos solos. Segundo o pesquisador, durante a realização deste trabalho foram feitos vários estudos climáticos e ambientais em muitos municípios maranhenses, e destes municípios ficou determinado quais as regiões semiáridas, subsumidas secas e entorno do Estado. Este trabalho, já foi apresentado com sucesso na “Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação” realizado na Namíbia, na África, há um ano.

A “5ª Conferência Internacional de Desastres e Riscos – IDRC Davos 2014”, organizada pelo GRF Davos, em estreita cooperação com o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR), com mais de 700 participantes de mais de 80 países, incluindo os participantes, das Nações Unidas e organizações internacionais; de ONGs, do setor privado, da ciência e da mídia, premiou diversos trabalhos ficando o pôster “Áreas Susceptíveis a Desertificação no Estado do Maranhão” em quarto lugar na categoria.

Para o professor Telmo J. Mendes, o maior sucesso do trabalho está na oportunidade de abrir para novos pesquisadores perspectivas sob a área que ainda é pouco estudada no Estado, sendo que é um problema crescente e preocupante.

“O Maranhão é um Estado rico em diversidade e biomas. Uma zona de transição entre os dois mais importantes biomas brasileiros, a floresta amazônica e o cerrado. Por causa disso, entender os efeitos das mudanças climáticas nesta região é fundamental para a preservação ambiental e mitigação dos efeitos da desertificação que se expande no território nacional. Não seria agradável ver áreas do Maranhão se tornar deserto”, disse o professor com contundente propriedade.

Ações deste tipo e a troca de informações, através de experiências nacionais e internacionais, segundo o professor, não seriam possíveis sem a ajuda do Ministério de Meio Ambiente, através da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável – SEDR, pelo Departamento de Combate à Desertificação, na pessoa se seu diretor e atual Presidente da Comissão Nacional de Combate a Desertificação, o Senhor Francisco Campello e também da ASA-MA, através de seu Coordenador Executivo diretor regional, Juvenal Neres de Sousa.

ASSCOM/ASA-MA