Tiros, Despejo de Madrugada e Lavrador Desaparecido Em Mais Um Conflito Agrário em Chapadinha

domingo, junho 09, 2013
O fato  ocorreu no madrugada do último sábado dia 8 de Maio 

Eloísia Maria e Posseiros da Fazenda Tiúba na Delegacia
A lavradora Eloisia Maria de Jesus da Silva denunciou o empresário José Maria Quariquasi por haver comandado a retirada arbitrária dela e do esposo da sede da Fazenda Tiúba em companhia de homens armados na madrugada de de sábado(8).
A Fazenda Tiúba é objeto de disputa entre posseiros e o proprietário José Maria.
Segundo Eloisia Maria, era 1 e meia da manhã de hoje quando ela e o esposo Francisco da Silva foram acordados aos gritos e batidas em portas e janelas por homens que ordenavam que abrissem o recinto. Assustados e pensando tratar-se de bandidos, o casal permaneceu em silêncio até que o grupo arrombou a porta dos fundos. Após entraram na residência os seguranças dominaram Francisco e chegaram a efetuar disparos no interior do imóvel.
“Eles botaram a arma em cima da cabeça dele (Francisco), mandaram ele se deitar no chão e se calar. Eles chegaram a atirar (em direção a parede), foi quando eles me viram e eu pedi pelo amor de Deus para que não atirassem nele. Depois disso o senhor Zé Maria entrou e mandou que eles baixassem as armas”, contou a lavradora.

Ainda de acordo com dona Eloisia ela e o marido foram obrigados a retirar os pertences da casa e coloca-los do lado de fora, onde permanecem até agora.  A lavradora contou ainda que chegou a passar mal e foi levada para a casa de outros posseiros e que Francisco ficou na sede da fazenda e não foi mais visto desde as 3 horas da madrugada.  Os moradores da localidade Tiúba realizam buscas durante o dia de hoje, mas até o momento Francisco da Silva não foi localizado.
Depois de prestar queixa pelo desaparecimento do esposo, Eloisia estava – em companhia de outros dois moradores – na delegacia de polícia aguardando o delegado Jairo Timbó para cobrar ação da polícia sobre o desaparecimento do lavrador.
O clima é tenso e há possibilidade de violência na área. 

Outro Lado

O blog tentou contato com José Maria Quariquasi mas seu telefone celular deu fara de área. Fomos informados por familiares que ele se encontrava na Fazenda Tiúba sem comunicação.  

Boletim de Ocorrência Registrado por Eloisa 
Por: Alexandre Pinheiro
Postado por: Alexandre Cunha