Chapadinha: Empresários do setor alimentício assistem palestra sobre cuidados na preparação de alimentos

quinta-feira, maio 23, 2013


Empresários do ramo alimentício puderam assistir, no último dia 16 (quinta-feira), à palestra Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que buscou mostrar a importância dos cuidados na hora de lidar com os alimentos, os perigos da preparação incorreta do que será vendido ao cliente, como também evitar doenças de origem alimentar.

O evento foi promovido pela Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Chapadinha, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Câmara de Dirigentes Lojistas, como parte do projeto Atendimento Territorial.

O consultor Josué da Conceição Clemente, palestrante da noite, disse que é importante a higienização na hora de manipular os alimentos para também evitar constrangimentos com clientes. “Nos últimos meses em nosso município houve fechamentos de alguns estabelecimentos, por meio das fiscalizações da vigilância sanitária de Chapadinha”, explicou o palestrante.

“Há a necessidade de trabalhar o tema em nosso município. É importante que os comerciantes deste setor tenham consciência da gravidade das doenças de origem alimentar”, reforçou o especialista.

Dentre os pontos abordados, a palestra falou sobre como evitar a ingestão de alimentos contaminados; a atenção extrema quanto ao armazenamento dos alimentos; as maneiras de evitar a proliferação de bactérias; a necessidade de manter o ambiente de preparação de alimentos bem higienizados; e ainda a padronização do processamento dos alimentos a serem comercializados.

A micro empresária do ramo, Daniele Almeida Sousa, preocupada em saber mais sobre o tema, quis assistir à palestra para ter certeza de que vem tomando os cuidados necessários em seu negócio. “Precisamos desse tipo de ação, a higienização dos alimentos é muito importante para nosso setor”, avaliou. “Sempre tenho muito cuidado, compro produtos mais caros, procuro capacitações... mas isso é válido quando se trata de saúde, ganhamos a confiança da clientela”, ressalta.

O fiscal sanitário Vicente Garreto Lopes elogiou a iniciativa do Sebrae em incentivar o conhecimento sobre o tema. “É uma importante preocupação do Sebrae trabalhar esse tema, mostrando como se deve manter a qualidade de produtos a serem consumidos em nosso município”, analisou.

Segundo o gestor de projetos José Coelho Ferreira, a iniciativa procurou auxiliar os empresários do ramo. “O Sebrae buscou a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária, para levar saúde a população chapadinhense e mostrar o quanto essa é uma preocupação que deve ser de todos”, destacou. E completou: “Esta também é uma preocupação da nossa instituição”.




Lidiane Reinaldo Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741