MINISTÉRIO PÚBLICO, POLICIA MILITAR E SECRETARIA DE CULTURA FALAM DOS PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL 2013

terça-feira, janeiro 29, 2013




A Secretaria Municipal de Cultura de Chapadinha reuniu-se no auditório da Prefeitura com o promotor de justiça Dr. Gustavo, Major Edivaldo Mesquita, o delegado Alessandro Gomes de Castro, Conselho Tutelar, Capitão Pacheco-chefe da Guarda Municipal, o assessor Jurídico Donalton e os Blocos Carnavalescos. Para falar sobre o plano de Segurança e organização do Carnaval 2013.
O Secretário de Cultura Herbert Castelo Branco disse que esta reunião serviu para definir como seria a organização para que nossa cidade pudesse realizar um carnaval com segurança e tranqüilidade para os foliões.
Herbert e Leandra Lima falaram sobre as ruas interditadas aos redores da praça do povo que serviria para os foliões e as instalações das Barracas de alimentação e Bebidas.
Além disso, foi discutido todo plano de organização nos locais de concentração
Blocos de Carnaval
Sobre os percursos dos Blocos ficou decidido que todos eles vão sair da frente da antiga Cemar e próximo a Escola Almada Lima no Bairro Terras Duras e percorrer a Avenida Ataliba Vieira de Almeida, em seguida dobrar na Rua da Aldeota Clube até a praça do povo, onde cada Bloco terá um tempo Máximo de 20 Minutos para realizar suas apresentações no corredor da Folia.
O Delegado Alessandro frisou que todos os Blocos terão que ter seus próprios seguranças, e evitar o uso bebida alcoólicas a menores de idade.
Segurança
A Polícia militar juntamente com a Polícia Civil terá um encontro com a Segurança Particular para repassar um treinamento específico em abordagem correta, Major Edivaldo destacou que vai montar um trailer da para a Polícia Militar com viaturas para coibir as ações de meliantes e evitar arruaças, trazendo tranqüilidade e segurança no ambiente.
Major Edivaldo disse que a PM vai realizar as Blitz na entrada de Chapadinha nos períodos de carnaval, para tentar evitar a entrada de drogas, Entorpecentes ou qualquer produto ilícitos para serem comercializado no período carnavalesco.
A secretaria de cultura está disponibilizando 100 seguranças diariamente, para atuar nas áreas e locais que acontecerão as maiores concentração dos foliões e até as proximidades dos banheiros Químicos.
Ficou decidido que o carnaval terá início às 17h00minh e vai até as 03h00minh da Manhã,
A segurança será formada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Segurança Particular.

Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar falou sobre a atuação em evitar o uso de entorpecentes, abuso Sexual, violência contra menores ou algum ato que podem frigir as leis do estatuto da Criança ou adolescente. O Conselho vai trabalhar em todo período do Carnaval das 19h até as 3h da manhã, Com uma sala na Escola Bandeirante e uma equipe montada para atuar em todo período.

Barraca da Saúde para atender os foliões
A Secretaria de Saúde vai funcionar com um posto equipado com médicos, enfermeiros, técnicos, medicamento e distribuição de camisinhas.
Uma Ambulância ficará disponível para os atendimentos de urgência e emergência, caso seja necessário a transferência para o HAPA.