Concurso para a PM: mil excedentes serão convocados

segunda-feira, janeiro 14, 2013

PMMA




Depois de convocar todos os 2 mil aprovados no recente concurso para a Polícia Militar do Maranhão, a Secretaria de Segurança Pública vai chamar mais mil excedentes para reforçar a corporação que ocupa a 27ª posição em contingente em todo o país.
Os aprovados estão sendo convocados e é provável que até o final do segundo semestre já estajam nas ruas, sendo a maioria na capital e outra parte no interior do Estado.
Eles inicialmente irão para a escola de polícia para treinamento e aperfeiçoamento à função. Cumprida toda a etapa, mil excedentes serão chamados para o mesmo processo.
A Polícia Militar do Maranhão apresenta um quadro estatístico reduzido em relação aos outros estados da federação. Em Roraima existe um pólicial para cada 150 habitantes e em Brasília é um militar para cada 171 grupo de habitantes. Na capital federal, com uma população de 2.562.963 habitantes, existem 15 mil policiais militares.
No Maranhão, com uma população de 6.569.683 existem apenas 9.888 militares, sendo um para cada 664 habitantes. Isto sem contar com a baixa a cada ano, refletida nas aposentadorias.
Com o número populacional que tem, o Maranhão necessitaria de ao menos 15 mil policiais militares. Aliás, há muitos anos que não havia concurso realizado no sistema de Segurança Pública.


Fonte: Blog do Luis Cardoso